Governadora apresenta programação do Agosto da Alegria

 

Natal vai se transformar na capital nacional da cultura popular. Essa é a proposta do “Agosto da Alegria”, cuja programação foi apresentada na manhã desta segunda-feira (18) aos parceiros do projeto, à comunidade artística e à imprensa. A explanação das atividades, que se estenderá do dia 05 de agosto ao dia 04 de setembro, foi feita pela secretária Extraordinária da Cultura, Isaura Rosado.

“Agosto é o mês do folclore (comemorado no dia 22 de agosto). Nossa proposta é transformar o RN numa referência nacional da cultura popular. Temos grandes estudiosos, como é o caso de Câmara Cascudo, Deífilo Gurgel, Veríssimo de Melo. Temos também grandes expressões culturais e grupos folclóricos. Somos o terceiro estado que mais tem participação do povo em eventos e manifestações da cultura popular. O que o Governo do Estado está fazendo é coordenar toda essa vocação natural, valorizar e fazer com que o estado do Rio Grande do Norte seja considerado a capital nacional do folclore e da cultura popular”, explicou a secretária, complementando que a meta da governadora Rosalba Ciarlini é que o evento chegue a ser reconhecido no mundo todo.

A programação do Agosto da Alegria foi apresentada no Teatro Alberto Maranhão. Serão 30 dias de celebrações, discussões acadêmicas, apresentações de shows, brincantes e folguedos com foco na Cultura Popular. Agosto da Alegria é uma iniciativa da administração direta e indireta do Governo do Estado e objetiva valorizar as diversas manifestações da cultura popular que já existem no Estado há muitos anos, promovendo uma série de eventos culturais em vários pontos da cidade e envolvendo instituições parceiras como Sebrae, Sesc, universidades públicas e privadas, Município, Secretarias de Estado e grupos folclóricos tanto do Rio Grande do Norte quanto de estados do Norte e Nordeste.

Além de valorizar o folclore e a cultura popular, o Agosto da Alegria também tem como objetivo aquecer o turismo no estado num período de baixa estação. “Este projeto, do jeito que está sendo trabalhado, vai ser sucesso regional, nacional e, no futuro próximo, internacional. Com certeza, vamos conseguir atrair muitos visitantes no mês de agosto, um mês de baixa movimentação turística. Muitos turistas virão participar deste evento, que irá atrair pessoas de todas as idades e classes sociais”, comentou o secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali.

A governadora Rosalba Ciarlini falou sobre a importância de resgatar a cultura popular, interagindo com as manifestações de outros estados, já que nesta primeira edição oAgosto da Alegria vai contar com a participação de artistas de 10 estados. “Precisamos mostrar ao Brasil o potencial, a riqueza da cultura popular potiguar”, disse a governadora. “São muitos valores que estão escondidos nos bairros, nas comunidades, nas ruas, nas cidades do interior que não são vistos nem conhecidos, nem no RN nem no Brasil. Agosto da Alegria vai proporcionar a oportunidade de mostrar grupos folclóricos, de dança, artesanato, gastronomia, tudo isso faz parte da riqueza de nossa cultura. Vamos mostrar ao mundo a força que tem a cultura potiguar”, concluiu a Governadora.

 

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: