Agosto da Alegria aberto oficialmente em solenidade no TAM.

A governadora Rosalba Ciarlini abriu oficialmente a programação do Agosto da Alegria, em solenidade que aconteceu na tarde desta segunda-feira (8), no Teatro Alberto Maranhão. “Hoje nós estamos abrindo oficialmente, mas na realidade desde sábado (6) que o Agosto da Alegria começou, quando aqui, no largo do Teatro Alberto Maranhão, nós tivemos o show de Jorge Aragão”, explicou a Governadora. “Nesta segunda-feira, começaram os debates, exatamente no momento importante porque estamos recebendo convidados de outros estados onde a cultura popular é muito valorizada, para trocar experiências”, completou.

A solenidade de abertura contou com a presença de secretários de Estado, artistas das diversas áreas e prefeitos de vários municípios que estão trazendo grupos culturais para participar da programação. “O que nós queremos é promover o resgate da cultura popular no mês de agosto, no mês da alegria, que é o mês do folclore, de Câmara Cascudo”, disse Rosalba Ciarlini.

A Governadora lembrou também da importância do projeto para aquecer o turismo no período de baixa estação. “Queremos fazer desse evento um marco para o Rio Grande do Norte e associar exatamente este evento à economia, porque na hora que você tem o mês todo valorizando a cultura, você também está propiciando ao turismo, que é uma característica natural do RN, várias opções de lazer. O turista vai conhecer não apenas as nossas lindas praias, mas também a nossa cultura popular, nossas raízes, a nossa história, as expressões da nossa gente, um povo que recebe muito bem seus visitantes e que tem um orgulho grande de ser potiguar”, concluiu.

O grande homenageado no dia da abertura foi o folclorista Deífilo Gurgel, que recebeu das mãos da Governadora uma placa alusiva as obras do historiador. “Toda festa é importantíssima para o povo. E quando tem o folclore no meio, é muito mais importante ainda”, resumiu Deífilo Gurgel.

Antes da abertura do evento foi realizada uma Mesa Redonda, quando foram discutidas as experiências de outras partes do país, na realização de eventos que envolvem a tríade cultura, turismo e economia. As discussões contaram com a participação do representante da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Carlos Alberto Carvalho Correia, responsável por eventos como a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, o Carnaval de Recife e o Ciclo Junino de Caruaru; o secretário de Cultura do Amazonas, Robério dos Santos Braga, que falou sobre a experiência do Festival de Parintins; e Roberto Schimit, secretário de Cultura do Rio Grande do Sul, que compartilhou o trabalho realizado nos festejos natalinos na cidade de Gramado (RS). Os debates foram coordenados pela secretária extraordinária de Cultura do Estado, Isaura Rosado. “Nossa expectativa é o que já está posto na imprensa, na população: o acolhimento, o prestígio e a participação da população, todos participando, aplaudindo e sugerindo para que o evento melhore no ano que entra. Na realidade nós estamos só começando, com o mês todo de celebrações. São 400 espetáculos que vão ser apresentados ao público, com programação para todos os gostos”, disse a secretária.

Na ocasião foram lançados dez publicações de cordéis que fazem parte da Coleção Cultura Potiguar, o Concurso de Fotografia Agosto da Alegria, que vai premiar os profissionais e amadores que registrarem as atividades culturais que vão movimentar a cidade durante o período do evento e o livro ‘Dadi e o Teatro de Bonecos”, de Graça Cavalcanti. A programação completa do Agosto da Alegria está disponível nos endereços:              www.cultura.rn.gov.br ou www.agostodaalegria.com.br

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: